RN precisa de 87 mil vacinas para segunda dose da CoronaVac, diz Secretaria de Saúde


O Rio Grande do Norte precisa de 87.097 doses de Coronavac para terminar a aplicação da segunda dose em quem já tomou a primeira. O levantamento foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) a pedido do Ministério da Saúde.

De acordo com Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde no RN, há previsão de chegada de novas doses de Coronavac ao RN no fim de semana. “Ainda não se sabe se o Ministério da Saúde vai enviar essa totalidade das doses ou não”, disse.

Ela explicou que dessas 87.097 doses, 61.097 foram enviadas pelo Ministério da Saúde como D2 e usadas como D1. As outras 26 mil doses não foram enviadas pelo MS.

De acordo com Kelly, o RN recebe nesta quinta (6) mais de 60 mil doses de Astrazeneca e, na sexta (7), 17 mil doses da vacina da Pfizer. “Com a chegada dessas vacinas vamos avançar a imunização no público com comorbidades”, explicou Kelly.

Falta de Coronavac

A aplicação da segunda dose da Coronavac foi suspensa pela primeira vez no RN no dia 12 de abril na capital potiguar. De lá pra cá outros municípios também suspenderam a aplicação por falta de doses.

No dia 29 de abril a Secretaria Estadual de Saúde informou que 90% dos municípios do RN estavam com a aplicação da Coronavac suspensa por falta de doses.