Governadora autoriza novo concurso para Polícia Militar do RN


A governadora Fátima Bezerra autorizou, nesta quarta-feira (8), o andamento para realização de novo concurso público para o preenchimento de vagas na Polícia Militar. As vagas serão para praças e a tendência é que, no ano que vem, sejam realizadas concursos para o preenchimento de mais de 1 mil vagas entre oficiais e praças.

Nesta quarta, durante solenidade de entrega de viaturas e equipamentos à PM, Fátima anunciou a autorização para que seja realizado o concurso com o objetivo de preencher as vacâncias, que são as vagas deixadas por policiais que se aposentarem ou morrerem. O comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, explicou que ainda não há uma quantidade confirmada porque deverá ocorrer uma análise de vaga a vaga. Porém, a tendência é que sejam aproximadamente 800 vagas para praças.

Vamos fazer a elaboração, o levantamento das vagas, impacto financeiro e com nossa assessoria jurídica para fazer o processo e encaminhar ao Gabinete Civil. Temos mais de 6 mil vagas (abertas), mas a Lei de Responsabilidade Fiscal permite, nesse momento, somente o concurso para preenchimento de vacâncias“, explicou o comandante.

Além do concurso anunciado por Fátima Bezerra, há outros certames autorizados e que já estão em fase de elaboração de edital. Haverá concurso para ingresso de 132 oficiais combatentes e 79 oficiais médicos. Há, ainda, decisão judicial que determina o ingresso de 250 soldados para a área de saúde. “Esses já tinham sido anunciados e estão em andamento. O que esperamos é que todos sejam realizados em 2021“, disse o comandante da PM.