Sesap inicia pesquisa para identificar o comportamento da Covid-19 no RN

Começa nesta sexta-feira (08), em todas as regiões de saúde do Rio Grande do Norte, a primeira fase da pesquisa com testes rápidos para estimar os casos de Covid-19. A busca de informações, é realizada pela Secretaria Estadual de Saúde e o Instituto Piauiense de Opinião Pública (AMOSTRAGEM).

O objetivo é reduzir a subnotificação da doença. O estudo contemplará as 8 Regiões de Saúde do Estado e será realizado em três etapas: de 08 a 10; de 15 a 17 e de 22 a 24 de janeiro.

Na 4ª Região de Saúde, a pesquisa será realizada no Município de Caicó, com parceria da Secretaria Municipal de Saúde.

Os pesquisadores do Instituto estarão devidamente identificados com crachá, colete e logomarca do AMOSTRAGEM, além de usarem Equipamentos de Proteção Individual (EPI), recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como álcool em gel, luvas e máscaras. Cada um contará com um profissional da saúde SESAP, responsável por realizar os testes rápidos nos moradores. Os resultados dos testes ficarão prontos em 15 minutos.

O estudo, que consiste na realização de testes e entrevistas, vai fazer um levantamento mais transparente sobre os casos de COVID-19 no estado, é domiciliar, com pesquisadores indo até residências sorteadas para realizar o teste rápido em cada morador, nos locais selecionados.