Sesap amplia testagem do coronavírus para mais categorias profissionais

Novas categorias profissionais poderão realizar a sorologia para a covid-19. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) pela subcoordenadora de Gestão e Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Lyane Ramalho, durante entrevista coletiva. A ampliação busca uma retomada segura e gradual das atividades sociais e econômicas no estado.

A Sesap adquiriu 150 mil testes sorológicos, sendo 16 mil para seus servidores e os demais para a população elegível para fazer o teste. Além de ampliar o grupo, será permitida a realização dos exames também em assintomáticos”, afirmou.

A Nota Técnica emitida pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) orienta os municípios a realizarem o teste sorológico por quimioluminescência para detecção de anticorpos contra o novo coronavírus em pessoas que já tiveram o início dos sintomas há mais de 14 dias e assintomáticas, e que não possuem resultado positivo para detecção da Covid-19 através da técnica RT-PCR (padrão-ouro).

Para a realização do exame, os trabalhadores devem procurar as unidades de saúde do município em que residem e solicitar a realização do teste.

PRIORIDADES

Deverão fazer o teste sorológico os pacientes de 0 a 19 anos que estejam hospitalizados, além das seguintes categorias: coveiros, atendentes de funerárias, auxiliares funerários e demais trabalhadores de serviços funerários e de autópsias; trabalhadores de limpeza urbana, feira livre, pescadores; trabalhadores de Correios; Agricultores e Agricultoras, motorista de transporte público, motoristas de ambulância, motoristas de aplicativos (moto e carro); médicos veterinários; brigadistas e bombeiros civis e militares; agentes de fiscalização; jornalistas, profissionais que trabalham na cadeia de produção de alimentos e bebidas, incluindo os insumos; aeronautas, aeroviários e controladores de voos; além de serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.