Menos crianças estão se matriculando na educação básica, alerta Styvenson

O senador potiguar Styvenson Valentim (Podemos) manifestou-se, nessa segunda-feira (9), em Plenário, sobre os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) que indicam redução na taxa de matrículas de crianças na educação básica em escolas públicas e privadas em 2018, em comparação a 2014, em especial nas do Rio Grande do Norte.

De acordo com o parlamentar, a redução do número de crianças nas escolas num prazo de cinco anos supera 1,3 milhão. Na opinião dele, um dos motivos que afastam os jovens das escolas públicas é o fato de serem pouco atrativas. Afora a falta de investimentos, raras são as que oferecem infraestrutura adequada, como quadras de esportes, bibliotecas e laboratórios para pesquisas que ajudam no aprendizado. Defende, portanto, mais fomento para a educação.

“Um dos nossos maiores desafios é aumentar o índice de aprendizado para, assim, diminuir a tão grande desigualdade que há neste país. O nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Urbano] é baixíssimo, 0,77. O do Rio Grande Norte — 0,68 — está em 16º lugar no País; o da Noruega é 0,94. Eu não quero comparar países; eu quero que meu país melhore, e é através da educação, do Índice de Desenvolvimento Humano”, defendeu.

Por Agência Senado