Conferência Estadual da Pessoa Idosa será realizada nesta quinta-feira (08)

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, a quinta Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, organizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedepi), será realiza nesta quinta-feira (08), na Escola de Governo, das 7h às 17h. O evento tem o apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e tem como objetivo debater as políticas públicas para a população idosa potiguar.

A Conferência é realizada a cada quatro anos e contará com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público dos 63 municípios que realizaram as conferências municipais, além convidados, estudantes, totalizando um público esperado de cerca de 250 pessoas.

A presidente do Cedepi, Tamires Carneiro, explica que foram realizadas conferências municipais que ajudaram no processo de construção da conferencia estadual. “O processo de conferências municipais contou com 60%  de pessoas idosas, cujo protagonismo nessa participação se deu com a eleição de delegados, as discussões e os debates das políticas públicas para construção das propostas a serem encaminhadas para as etapas estadual e nacional, buscando as melhorias das condições de envelhecimento no nosso estado e no Brasil”, pontuou.

Para a secretária da Sethas, Iris Oliveira, a Conferência irá contribuir com a eficácia das políticas públicas voltadas para os idosos. “A Conferência Estadual da Pessoa Idosa é um momento em que a população idosa e as entidades e organizações que atuam nessa área têm de participar do processo de formulação e de avaliação dessa política. A conferência vai se debruçar sobre uma questão que é pensar as políticas voltadas à população idosa, num momento que os indicadores começam a sinalizar um envelhecimento da população brasileira”, ressaltou a secretária.

Na programação haverá apresentações culturais de grupos de idosos, palestras e grupos de trabalho que discutirão temas importantes para construção das políticas públicas para a pessoa idosa. O evento é aberto ao público e qualquer pessoa pode participar como ouvinte.

Programação

07h às 08h– Acolhida, Credenciamento dos Delegados e Coffee Break

08h – Apresentação Cultural e Leitura e aprovação do Regimento Interno

09h –  Cerimônia de abertura com Palavra Magna: Dra. Iadya Gama Maio

09h30– Divisões e Discussões nos Grupos de Trabalho por Eixos Temáticos

12h– Almoço

13h30– Apresentação Cultural

14h– Plenária Final: Leitura, discussão e aprovação das propostas oriundas dos grupos de trabalho.

15h30– Escolha e apresentação dos Delegados para V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

16h30– Coffee Break

17h– Encerramento