Grupo começa a construir projeto para preservar nascentes do Potengi

O grupo de trabalho integrado por agentes públicos e representantes da sociedade civil definirá nesta quinta-feira, em Cerro Corá, o cronograma da Agenda para Proteção das Nascentes do Rio Potengi. O objetivo é estabelecer ações que serão cumpridas até o mês de dezembro, quando o Governo do Estado anunciará o projeto final de proteção da área onde nasce o rio grande do norte.

“Estamos trabalhando juntos, o Estado e a sociedade civil, reunindo ideias e ações já existentes, e incorporando novos elementos, para proteger e preservar o berço do rio que dá nome ao nosso estado e carrega em suas águas muito da nossa história”, afirmou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, que visitou as nascentes no mês passado.

A programação em Cerro Corá será aberta às 10h, no Centro de Convivência dos Idosos, pelo secretário Fernando Mineiro, que apresentará um histórico de pesquisas, projetos e estudos já realizados sobre o rio. Depois, o geólogo Robinson Pinto, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), apresentará o diagnóstico sobre a situação ambiental das nascentes. Em seguida, o grupo de trabalho estabelecerá o calendário de ações para construir o projeto de proteção, que será realizado com recursos do empréstimo do Banco Mundial. Por fim, haverá uma visita ao local das nascentes, na zona rural do município.

Além do secretário Fernando Mineiro, de técnicos do Projeto Governo Cidadão e da SEMARH, o grupo de trabalho é integrado por representantes do IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), IGARN (Instituto de Gestão de Águas do RN), organizações ambientalistas da sociedade civil, UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Ministério Público Estadual.