Volume de chuva em fevereiro foi 31% maior que o esperado, mostra Emparn

O mês de fevereiro foi 31% mais chuvoso do que o esperado para o Rio Grande do Norte. O número foi divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) nesta sexta-feira (15).

De acordo com o órgão, o mês passado acumulou 118,5 milímetros de chuvas em todo o território. O acúmulo esperado para o período era de 92,9 milímetros.

O melhor volume de chuva entre o observado e o esperado foi na região Agreste, onde o acumulado ficou em 116,4 mm e a expectativa era de 69,6 mm, uma variação de 67,2%. Já na região Leste, o acumulado foi de 136,1 mm e o esperado era de 92,9 mm. Na Central Potiguar choveu 105,2 enquanto a expectativa era de 93,3 mm. A Oeste Potiguar foi a única região onde choveu menos do que o previsto: 116,2 mm contra 116,5 mm que eram esperados.

Segundo a Emparn, as chuvas de fevereiro aconteceram por causa da atuação do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS) e também da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Os fenômenos possibilitaram melhor distribuição espacial e temporal das chuvas.

Previsão
Para os próximos dias, a previsão é de mais chuva para a região Nordeste, inclusive no RN, por causa da Zona de Convergência Intertropical. Segundo a Emparn, chuvas acumuladas acima de 200 mm são esperadas para os próximos 15 dias.