Municípios do RN elegem novos prefeitos

Dois municípios do Rio Grande do Norte elegeram novos prefeitos e vice-prefeitos nesse domingo (25) em eleições suplementares. Os resultados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no início da noite.

Em Pendências, no Oeste Potiguar, quase 9 mil eleitores foram às urnas e elegeram Flaudivan Martins Cabral (MDB) como novo prefeito. Ele recebeu 4.383 votos (50,14%). A vice dele é Francivani Batista da Silva. Em seguida, aparecem Gustavo Adolpho dos Santos Queiroz (PSD) com 4.123 votos (47,16%) e Maria Zilda da Costa Silva (PRB) com 236 votos (2,7%).

As eleições suplementares no município ocorreram em virtude da cassação e perda de mandato de Fernando Antônio Bezerra de Medeiros e José Maria Alves Bezerra, respectivamente, prefeito e vice-prefeito. As cassações ocorreram por abuso de poder econômico e político e prática de captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

Já em Água Nova, o candidato eleito foi Francisco Ronaldo de Souza (DEM) com 1.204 votos (52,42%). O vice é Francisco de Assis Bezerra do Nascimento. O candidato derrotado foi Francisco Fábio de Araújo (MDB) com 1.093 votos (47,58%). Mais de 2,3 eleitores foram às urnas no município.

As eleições suplementares serão realizadas em conformidade com a Resolução do TSE nº 23.280/2010, em virtude da cassação e perda de mandato da prefeita Iomária Carvalho, e seu vice, Elias Raimundo, por abuso de poder político e econômico, bem como por compra de votos nas Eleições de 2016.