Lixão em Caicó volta a incendiar e população de São Fernando reclama

A tarde deste domingo (18) não foi tão positiva para a população que mora em São Fernando. Tudo isso porque por volta de meio dia um novo incêndio tomou conta do terreno que é colocado o lixão do município de Caicó e a fumaça segue direto para o município são-fernandense, o que prejudica a população com problemas de saúde.

A reportagem esteve tanto no lixão em Caicó quanto na cidade de São Fernando e constatou a situação, que tem se agravado nos últimos tempos. Em Caicó, catadores de materiais recicláveis que estavam no local afirmaram que o incêndio não foi criminoso, mas sim provocado de forma natural.

“A gente estava almoçando quando de repente o fogo começou e saímos com baldes de água para tentar apagar, mas não conseguimos. Aqui no lixão ninguém colocou fogo, até porque nós trabalhamos aqui e não deixamos nenhuma pessoa incendiar esse local. O que aconteceu é que aqui tem muitas lentes de óculos com muito grau e elas refletem com o sol, que já está muito quente, e o fogo começa no papel e vai seguindo para outros materiais”, disse Josias Francisco.

Já em São Fernando, a população tem reclamado constantemente dos focos de incêndio e da fumaça que atinge diretamente os moradores. “A fumaça chega aqui muito forte e os problemas de saúde começam. Tosse, olhos lagrimejando, garganta arranhando e muitos outros problemas. No dia em que tem essa fumaça pode ir nos postos de saúde no outro dia e já tem filas lotadas de pessoas com problemas”, destacou João Marcos, morador.

Por Blog do Seridó