Um dia antes do prazo final, 83% dos candidatos no RN ainda não prestaram contas eleitorais

A um dia do prazo final, apenas 84 candidatos, dos 509, que participaram das eleições 2018 no Rio Grande do Norte enviaram a prestação de contas da campanha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os candidatos e partidos políticos têm até às 19h (horário local) desta terça-feira (6) para entregar as prestações de contas, conforme calendário estabelecido pelo TSE. A data limite para quem concorreu no segundo turno é 17 de novembro.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), até às 15h desta segunda-feira (5), nenhum candidato ao Senado regularizou as contas. Dos 8 postulantes ao governo do RN, somente 1 enviou os dados à Justiça Eleitoral.

Os diretórios estaduais de partidos e candidatos que participaram da campanha devem encaminhar os dados de contas eleitorais por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Não é necessário a entrega de documento físico.

Já os diretórios municipais de partidos devem entregar as prestações de contas de forma física no respectivo cartório eleitoral, além de cadastrar os dados na plataforma online SPCE.

A prestação de contas é um dever de todos os candidatos e diretórios partidários que garante a transparência no processo eleitoral. Em caso de não regularização, as chapas serão julgadas e penalizadas pela Justiça Eleitoral.