Após ter atendimento paralisado por causa de ambulâncias quebradas, Samu volta a operar na Grande Natal

Após ter atendimento paralisado por falta de ambulâncias em condições de uso, na última quarta-feira (28), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) voltou a operar na região metropolitana de Natal no final da semana passada. Quatro ambulâncias novas que já estavam no pátio, em Macaíba, foram emplacadas e são usadas desde a última sexta-feira (30), segundo servidores.

Na última quarta-feira (28), o Samu havia confirmado que tinha recebido quatro ambulâncias, mas elas aguardavam “liberação do Detran” para entrar em funcionamento. O órgão também afirmou na ocasião que tinha oito ambulâncias com condições de uso e que o serviço tinha parado apenas por causa de uma manifestação dos servidores.

Os técnicos, por outro lado, afirmavam que as ambulâncias estavam sem condições de uso e a última que estava funcionando teve os pneus furados em Ceará-Mirim, na madrugada da quarta.

De acordo com eles, após a paralisação, apenas estão em funcionamento as quatro viaturas novas, que foram liberadas. Ao todo, 13 unidades deveriam atender a região metropolitana da capital. O estado tinha esses carros, mas elas foram quebrando com o tempo e o uso.

Segundo o Samu, o estado receberá outras seis ambulâncias que estão aguardando finalização do processo de doação e liberação do Ministério da Saúde. Outras 15 também estão sendo licitadas, somando, ao todo, 25 ambulâncias novas.