População de Jardim do Seridó lança campanha "Diga não à abertura as comportas da Barragem das Traíras"

Moradores da cidade de Jardim do Seridó, deflagraram nas redes sociais nesta quinta-feira (19), a campanha " Diga não à abertura as comportas da Barragem das Traíras". A idéia é sensibilizar os orgãos responsáveis para não abrir as comportas da Barragem Passagem das Traíras, como forma de garantir o abastecimento d'àgua da cidade.

Tudo começou, após a recomendação da Agência Nacional das Águas (ANA), ao Governo do RN, para que as comportas da Barragem sejam abertas, logo que o volume d'água ultrapassar os 3 milhões de metros cúbicos. A informação foi confirmada pelo Secretário de Recursos Hídricos, Mairton França.


Aos 90 anos, Manoel de Britto lançará livro contando histórias políticas do Rio Grande do Norte

Veja a entrevista de Manoel de Britto concedida ao nosso Jornal da Noite, na 95FM

Tempos Marcantes.

É esse o nome do livro que está sendo concluído por Manoel de Britto, seridoense da cidade de Jardim do Seridó, que conhece e viveu a história política do Rio Grande do Norte desde o governo de Sílvio Pedroza.

O livro será lançado no dia 6 de julho quando o autor completa 90 anos em pleno exercício da vida profissional.

Com toda a história na cabeça, lembrando detalhes, Manoel de Britto hoje atua como presidente da Liga de Ensino fundada em 1911 pelo escritor Henrique Castriciano, e que engloba a Escola Doméstica, Colégio Henrique Castriciano e UNI-RN, e que mantém, através de ações filantrópicas, o Hospital Infantil Varela Santiago.


Aos 90 anos, Manoel de Britto lançará livro contando histórias políticas do Rio Grande do Norte

Veja a entrevista de Manoel de Britto concedida ao nosso Jornal da Noite, na 95FM.

Tempos Marcantes.

É esse o nome do livro que está sendo concluído por Manoel de Britto, seridoense da cidade de Jardim do Seridó, que conhece e viveu a história política do Rio Grande do Norte desde o governo de Sílvio Pedroza.

O livro será lançado no dia 6 de julho quando o autor completa 90 anos em pleno exercício da vida profissional.

Com toda a história na cabeça, lembrando detalhes, Manoel de Britto hoje atua como presidente da Liga de Ensino fundada em 1911 pelo escritor Henrique Castriciano, e que engloba a Escola Doméstica, Colégio Henrique Castriciano e UNI-RN, e que mantém, através de ações filantrópicas, o Hospital Infantil Varela Santiago.


Flamengo empata com Santa Fe em Maracanã vazio pela Libertadores

O Flamengo abriu o placar com poucos minutos, foi dominante no Maracanã, mas ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Independiente Santa Fe, nesta quarta-feira, pela abertura da terceira rodada do grupo 4 da Copa Libertadores. Henrique Dourado deixou os mandantes em vantagem, e Wilson Morelo definiu a igualdade.

Este foi o segundo de dois jogos que o time carioca teve de atuar com os portões vazios na competição continental, devido à punição recebida da Conmebol por conta da invasão e confusão no Maracanã na final da Sul-Americana, diante do Independiente no fim do ano passado.

Com o resultado, a equipe rubro-negra foi a cinco pontos, dois a mais do que o próprio Santa Fe. River Plate (dois) e Emelec (um) completam a chave e se enfrentarão nesta quinta-feira, às 19h15 (de Brasília).

Os dois clubes voltarão a se enfrentar na próxima rodada da chave, no estádio El Campín, na quarta-feira, às 21h45. Antes disso, a equipe receberá o América-MG no Maracanã, no sábado, às 19h.


Confira o volume de reservatórios estratégicos da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu

Nesta quarta-feira (18), os volumes de três dos reservatórios estratégico da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu apresentaram uma significativa elevação:

* Barragem Armando Ribeiro Gonçalves: 547.148.000 milhões de metros cúbicos d’água = 22,8% da capacidade total
* Coremas:  108,5 milhões de metros cúbicos d’água = 18,26 % da capacidade total
* Mãe D’água: 52,47 milhões de metros cúbicos d’água = 9,24 %.


ANA determina abertura das comportas da Barragem Passagem das Traíras

Apesar do Governo do Estado estar garantindo que não existe risco eminente de rupturas na Barragem das Traíras, suas comportas serão abertas, logo que o reservatório alcance um volume de 3 milhões de metros cúbicos.

A determinação foi da Agência Nacional das Águas (ANA) para tentar se antecipar a possíveis riscos. A recomendação é que o reservatório fique somente com menos de 20 % da sua capacidade total, sendo as comportar abertas quando o nível chegar a pouco mais de 3 milhões de metros cúbicos de água.

Desde da gestão passada que o Governo tem o conhecimento do problema, mas não foi prioridade o reparo. O secretário de recursos hídricos, Mairton França disse que desde a sua fundação nunca foi feito nenhum reparo na estrutura física da obra. Mairton disse que o Governo não tem um estudo de até que nível ela represente segurança. Mairton ainda destacou que está correndo contra o tempo para poder esse estudo ser feito.


SENAI e Município de Caicó firmam parceria para realizar cursos profissionalizantes

Nesta quarta-feira (18), o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) firmou uma parceria com a prefeitura municipal de Caicó, através das secretarias do Trabalho, Habitação e Assistência Social e a secretaria municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Através da Semthas serão realizados cursos de qualificação profissional para as pessoas beneficiárias dos programas da Assistência Social.

Participaram do ato de assinatura, o diretor do SENAI em Caicó, Francinaldo Antônio dos Santos, o secretário da Semthas, Maurício Ernesto, e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diego Vale.

De acordo com o prefeito de Caicó, Batata Araújo, através dos cursos, as pessoas terão oportunidade de aprender uma profissão e colocar em prática os conhecimentos. A previsão é para iniciar os cursos no mês de maio, com turmas das áreas de construção civil, pedreiro de alvenaria, pintor de obras, encanador hidráulico e eletricista.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, as aulas práticas serão desenvolvidas no Mercado Público. “Nossa perspectiva é até a festa de Sant’Ana ter essas intervenções estruturais no Mercado a partir desses cursos em parceria com o SENAI”, afirmou Diego.

“As pessoas que são vinculadas ao programa Bolsa Família, elas precisam de uma oportunidade para um incremento na renda familiar e entrar no mercado de uma forma mais capacitada. Essa parceria vai gerar emprego e renda para esses beneficiários, além de contribuir para a realização de trabalhos nos prédios públicos do município”, enfatizou Maurício Ernesto.


Corpo de menino de 12 anos desaparecido durante banho no Rio Potengi é encontrado pelos bombeiros

O corpo do menino Roberto Jefferson Araújo, de 12 anos, desaparecido nessa quarta-feira(18) durante banho no Rio Potengi, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, quando tomava banho com um colega da mesma idade, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros encontrou na manhã desta quinta-feira (19)

Segundo os bombeiros, o corpo do garoto foi encontrado por volta da 7h30, ás margens do rio, próximo do lugar onde ele se afogou.


Marizão receberá duelo entre Caicó Esporte Clube e Atlético Clube Corintians no mês de julho

Um confronto que há muito tempo os torcedores da cidade não vêem.  Atlético Clube Corintians e Caicó Esporte Clube se enfrentam ainda este ano em Caicó. Será em julho, mês em que se festeja a padroeira de Caicó.

A informação foi confirmada por Francisco Carlos, presidente ‘do Caicó’. A última vez que as equipes se encontraram foi em 25 de março de 2012.


Entra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado

Entra em vigorar nesta quinta-feira (19) a Lei 13.546/2017, que ampliou as penas mínimas e máximas para o condutor de veículo automotor que provocar, sob efeito de álcool e outras drogas, acidentes de trânsito que resultarem em homicídio culposo (quanto não há a intenção de matar), ou lesão corporal grave ou gravíssima.

A nova legislação, sancionada pelo presidente Michel Temer em dezembro do ano passado, modificou artigos e outros dispositivos do Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/1997).

Antes, a pena de prisão para o motorista que cometesse homicídio culposo no trânsito estando sob efeito de álcool ou outras drogas psicoativas variava de 2 a 5 anos. Com a mudança, a pena aumenta para entre 5 e 8 anos de prisão. Além disso, a lei também proíbe o motorista de obter permissão ou habilitação para dirigir veículo novamente.

Já no caso de lesão corporal grave ou gravíssima, a pena de prisão, que variava de seis meses a 2 anos, agora foi ampliada para prisão de 2 a 5 anos, incluindo também a possibilidade de suspensão ou perda do direito de dirigir.

As alterações no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) também incluem a tipificação como crime de trânsito a participação em corridas em vias públicas, os chamados rachas ou pegas. Para reforçar o cumprimento das penas, foi acrescentada à legislação um parágrafo que determina que “o juiz fixará a pena-base segundo as diretrizes previstas no Artigo 59 do Decreto-Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), dando especial atenção à culpabilidade do agente e às circunstâncias e consequências do crime”.


Reajuste do Bolsa Família ainda está indefinido, diz ministro do Planejamento

O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, disse nesta segunda-feira (16) que o governo ainda está avaliando o reajuste do Bolsa Família neste ano. Colnago falou sobre o assunto após anúncio de revisão de benefícios sociais.

Há menos de uma semana, o novo ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, havia afirmado que o reajuste do programa ainda não estava definido, mas que poderia ser anunciado este mês ou em maio. “As propostas estão colocadas, há uma discussão ainda dentro do governo para definição dos percentuais, da forma de fazer esse reajuste e acredito que ainda em abril ou maio teremos essa definição e o anúncio do reajuste do Bolsa”, disse na ocasião.

O antecessor Osmar Terra chegou a dizer que o reajuste seria anunciado em março, o que acabou não ocorrendo. Beltrame acrescentou que o governo pensa em um reajuste maior que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em junho de 2016, o governo – com Michel Temer ainda como interino na Presidência da República – reajustou o programa em 12,5%.


Grêmio fica no empate com o Cerro no Paraguai e se mantém em segundo no Grupo 1

O Grêmio conseguiu um bom resultado na Conmebol Libertadores. Diante do líder da chave, o Cerro Porteño, o Imortal segurou um empate por 0 a 0 e foi aos cinco pontos ganhos neste primeiro turno da fase de grupos do torneio continental. O Cerro mantém a liderança com sete pontos, mas perde o 100% de aproveitamento na competição.

Apesar da grande pressão da torcida, que lotou o estádio, o Cerro não conseguiu transformar a transpiração em chances de gol. O único lance de perigo foi um chute de fora da área ainda no primeiro tempo, que Grohe interviu com boa defesa. Ademais, o Grêmio chegou melhor com Everton, que deu trabalho aos paraguaios.


Aneel aprova reajuste na tarifa de energia em 4 estados do Nordeste

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (17) reajuste nas contas de luz de consumidores de concessionárias de quatro estados do Nordeste,da RGE-Distribuidora de Energia S.A., que fornece energia a usuários de 118 municípios das regiões metropolitana e Centro-Oeste do Rio Grande do Sul, e para uma cooperativa de eletrificação rural de São José do Rio Preto, em São Paulo.

Na Bahia, no Ceará, no Rio Grande do Norte e em Sergipe, as novas tarifas entram em vigor domingo (22).


FNE Sol será apresentado nesta quarta-feira em Jardim do Seridó

A CDL de Jardim do Seridó realiza nesta quarta-feira (18), a partir das 19 horas, um evento sobre o Projeto Energia Solar e o FNE Sol. A idéia é que todas as dúvidas sobre os produtos sejam tiradas pelas empresas fornecedoras de sistemas fotovoltaicos, e representantes do Banco do Nordeste.

A reunião acontece no Auditório Mestre Galinho, no centro de Jardim do Seridó.


Operação conjunta do MPRN, PC e PM realiza prisões e apreende drogas e armas em Assu

Uma ação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Polícia Militar e Polícia Civil foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (18) com o objetivo de combater a criminalidade na região conhecida como “Buraco d’água”, no município de Assu.

A operação Kiriri-Açu cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimento comercial na região. Investigações do MPRN concluíram que os locais serviam para armazenar entorpecentes e armas utilizados na atividade criminosa. O nome da operação é uma expressão em tupi-guarani que significa “grande sossego”, remetendo à ideia de necessária pacificação na violenta região.

A ação resulta de uma investigação das Promotorias de Justiça Criminais de Assu, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPRN (Gaeco) do MPRN, e foi iniciada após a ocorrência de uma série de atos de violência na região também investigados pela Polícia Civil.

Além do cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, a operação Kiriri-Açu prendeu 4 pessoas em flagrante por posse de arma de fogo, vultosa quantia em dinheiro fracionado, além de munições e diversos itens relacionados ao tráfico de drogas, como balança de precisão, lâminas para corte de entorpecentes e material para embalagem.

As investigações prosseguirão no âmbito do Ministério Público e Polícia Civil para fim de individualização das condutas.


Jardim do Seridó voltará a ser abastecida pela Barragem Passagem das Traíras

Em recente entrevista à  imprensa seridoense, a gerente do Escritório Regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, Rosi Gurgel, confirmou que, devido às últimas chuvas e à  recuperação de um volume de quase 2 milhões de metros cúbicos de água na Barragem Passagem das Traíras, a CAERN já acredita ter condições de retomar, atarvés da adutora, o abastecimento da cidade de Jardim do Seridó, até à  próxima sexta-feira, 20 de abril.


Gasolina e diesel ficam mais caros

A gasolina e o diesel ficam mais caros a partir desta terça-feira, 17 de abril, nas refinarias. O aumento foi anunciado pela Petrobrás. Os valores atingidos são os maiores desde que a politica de reajustes foi adotada. Assim, a gasolina na refinaria vai ser vendida a R$ 1,72, antes era 1,70. Já o diesel, passou de R$ 1,98 para 1,99.

A mudança de valores pode, ou não, influenciar no preço da bomba. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), na semana passada o preço médio da gasolina subiu em 13 Estados e no Distrito Federal, enquanto em outras 13 unidades diminuiu. A gasolina mais cara foi registrada no Estado do Rio de Janeiro, sendo vendida a R$ 5,20.

 


Não existe risco de ruptura na Barragem das Traíras, diz engenheiro

No auge da sua vida, aos 24 anos, a Barragem Passagem das Traíras, não teve atenção merecida dos governantes. A conclusão é do engenheiro agrônomo, articulador do Seapac e 2º Secretário do CBH-PPA, Procópio de Lucena.

Procópio reconheceu que existem muitas anomalias, decomposição do concreto, rachaduras e fissuras do lado da água e que isso é facilmente identificado por análise visual. A Agência Nacional das Aguas (ANA), fez um estudo do problema e apresentou ao governo do RN e tudo esbarrou aí, porque a única coisa que o governo fez foi um termo de referência para a contratação de uma empresa de consultoria e não contratou. Alegação? Falta de orçamento. É que o custo desse estudo é de 800 mil reais.

Ou seja, sem estudo, não há projeto de recuperação da parede. E só lembrando: ela saiu de normal, veio pro estado de atenção e está em estado de alerta. Se o governo não agir, a jovem barragem migrará para o estado de emergência que é quando se identifica o risco de ruptura.


Globo vence ABC em estreia do futebol potiguar na Serie C do Campeonato Brasileiro

Na tarde deste domingo (15), o Globo venceu o ABC por 1 a 0 em partida que marcou a estreia do futebol potiguar na Série C. O único gol do duelo foi marcado por Romarinho, de pênalti.

Após os três pontos conquistados na primeira partida disputada numa Série C de sua história, o Globo FC tenta manter a boa posição na tabela contra o Remo na próxima segunda (23), em partida disputada no Estádio Mangueirão.

Já o alvinegro potiguar tenta sua primeira vitória na competição contra a Juazeirense-BA em duelo que será disputado no próximo domingo (22), às 16h, no Estádio Frasqueirão


MP recomenda que prefeitura de Jardim de Piranhas suspenda edital de licitação

Seguindo recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Jardim de Piranhas, a prefeitura suspendeu o pregão para contratação de serviço de transporte escolar para os estudantes do município de Jardim de Piranhas, anteriormente marcado para hoje (17).

A atuação do MPRN partiu de denúncia e foi no sentido de prevenir o possível direcionamento da contratação, haja vista que a Comissão Permanente de Licitação teria negado aos concorrentes acesso a informações relativas ao certame. Com o acatamento da recomendação ministerial, o prefeito republicou o edital da concorrência, que foi designada para o dia 30 de abril.

O MPRN também recomendou alterações no edital, para que a prefeitura fizesse constar a quantidade mínima estipulada de alunos por rota, além da quilometragem estimada por mês. Além disso, o Executivo Municipal deve fornecer aos cidadãos interessados todas as informações relativas ao pregão presencial, inclusive por e-mail ou contato telefônico, orientando a adoção desta providência aos demais membros e servidores atuantes na Comissão Permanente de Licitação.