Acari e Currais Novos voltam a ter abastecimento normal de água; 4 cidades do RN têm fornecimento reduzido

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou nesta segunda-feira (23) que as cidades de Acari e Currais Novos, no Seridó potiguar, saíram da situação de rodízio no abastecimento de água e entraram na normalidade.

Segundo a Caern, isso se deve à recuperação hídrica dos açudes Gargalheiras (em Acari) e Dourado (em Currais Novos) com as chuvas desse início de ano. De acordo com o último boletim divulgado pelo Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), em 19 de março, o Gargalheiras está com 19% de volume, enquanto o Dourado atingiu os 100% e sangrou no início do mês.

Os dois municípios tinham como sistema original de abastecimento o Gargalheiras, que pode acumular mais de 44 milhões de metros cúbicos de água, enquanto o Dourado chega a pouco mais de 10 milhões. Com a seca total que atingiu o Gargalheiras em 2015, no entanto, Acari e Currais Novos passaram a receber água de uma adutora emergencial com captação na barragem Armando Ribeiro.

O Dourado chegou a ter o abastecimento reativado com as chuvas de 2019 e, depois de ficar novamente quase seco, o açude sangrou neste ano. Com isso, o excesso de água segue para o Gargalheiras. Assim, o Dourado está enviando água para Currais Novos diariamente, mas ainda necessita de contribuição do Gargalheiras em dias alternados.

A Caern reforçou ainda a importância de se fazer uso racional da água neste momento de pandemia causada pelo coronavírus.

Quatro cidades tem abastecimento reduzido

O abastecimento de água integrado nas cidades de João Câmara, Bento Fernandes, Taipu e Poço Branco, no interior do estado, sofreu uma redução por causa de um problema eletromecânico detectado, segundo a Caern, em um grupo motobomba na estação elevatória em Pureza. A falha foi encontrada na quinta-feira (19).

A Caern informou que a bomba foi substituída, “mas o trabalho de manutenção reduziu a vazão, o que é considerado normal em situações como essa”. Dessa forma, a Companhia iniciou processo para adquirir peças de reposição que devem melhorar o fornecimento.